terça-feira, 27 de outubro de 2009

Decisões importantes em Novembro?

Moradores da Urbanização
Câmara Municipal de Sintra
Urbanizadora Beirobra



As entidades acima referidas constituem um triângulo por onde pode passar a resolução de alguns dos problemas que ainda assolam a Urbanização.

“REALIDADE E SONHO” é o título aposto num caderno (reivindicativo?) entregue à Câmara Municipal de Sintra (17-07-2008) e que (ao que consta) contem uma listagem dos problemas existentes na Urbanização e dos melhoramentos que deveriam existir. Contudo, a maioria, se não a quase totalidade dos moradores, que não foi globalmente chamada a participar na sua elaboração, ignora o conteúdo desse caderno.

E de novo se patenteia a convicção de que a consciência cívica não brota espontaneamente, sem que se criem condições que permitam aos cidadãos exercer o dever (a obrigação) de participarem activamente no levantamento dos problemas que consideram ser prioritários e na defesa dos interesses comuns.

A informação critica e a mobilização responsável dos moradores é a verdadeira força que uma qualquer “vanguarda” tem que ter para que, além da força da razão, tenha também a força do apoio dos moradores.

Tal como já anteriormente foi afirmado considera-se que não é possível mobilizar-se toda uma população sem que se verifique um mínimo de intervenção junto da mesma, sem que se estabeleça o diálogo e sem que se não estimule a participação dos munícipes de forma a que sintam como “coisa” sua as reivindicações que outros façam em seu nome.

Falar com as entidades com capacidade decisória (dialogando ou mesmo reivindicando) sem que toda ou parte substancial da população esteja disponível para o confirmar, apoiar e sustentar convictamente, não passa, na maioria das vezes, de um exercício académico egocêntrico.

Inexplicavelmente, porém, às vezes as situações desenrolam-se sem intervenções exteriores evidentes, oficiais e oficiosas, mas com uns pequenos “empurrões” de uma meia dúzia de cidadãos anónimos ou quase.

Vem tudo isto a propósito do conhecimento que o “Blogue da Urbanização de Vale Mourão” teve de uma reunião (22-09-2009) entre Serviços do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Sintra e a Firma Beirobra que motivou uma visita “in loco” no dia 28 do passado mês de Setembro com o objectivo de avaliar as situações relacionadas com a segurança de pessoas e bens que seriam consideradas prioritárias.

Também ficou acordado nessa reunião de 22 de Setembro de 2009 que se iria realizar uma nova reunião no decorrer do próximo mês de Novembro, para equacionar a situação da Urbanização que passará pela execução dos espaços públicos, alteração ao alvará e conclusão das obras de Urbanização. O atrás referido possibilitará a recepção ou o accionamento da garantia bancária (da Beirobra) para que o Município avance com a execução das obras em falta, que será o que (predizemos nós) virá a ser decidido.

A informação constante destes dois últimos parágrafos é, tanto quanto as nossas fontes o permitem afirmar, fidedigna.
.

1 comentário:

  1. Onde está a Comissão Representativa dos Moradores da Urbanização de Vale Mourão, alguém sabe?

    ResponderEliminar