domingo, 25 de outubro de 2009

H1N1 - É já amanhã!


Inicia-se amanhã a vacinação contra a Gripe A (ex-gripe Suína) – H1N1 – depois de os órgãos de comunicação social ocuparem espaço nos seus respectivos órgãos de informação a anunciarem a conta gotas a deslocação do camião que transportava as vacinas. Um autentico folhetim!

Também o Ministério da Saúde, através da Direcção Geral de Saúde divulgou (ver documento AQUI) e definiu os “Grupos alvo para vacinação por ordem de prioridades”. E à cabeça surgem os profissionais de saúde, entre os quais, subentende-se, os médicos e os enfermeiros.

Mas não é que muitos destes profissionais, pessoas alegadamente mais esclarecidas que a maioria das outras, têm dúvidas em ser vacinados, alegando, entre as mais diversas razões, que se não conhecem com segurança os eventuais efeitos secundários e que não sendo até à data esta Gripe A estatisticamente muitíssimo mais mortífera que a denominada Gripe Sazonal, os eventuais riscos da toma da vacina não justificam que se o faça.

Estes profissionais são mesmo uns desmancha-prazeres. Se o seu número aumenta corremos o risco de termos pago um produto destinado a ficar por aí perdido em qualquer armazém.

Preocupado o Ministério da Saúde avançou com sessões de esclarecimento/convencimento destinado aos profissionais mais renitentes. Amanhã já saberemos se estas “sabatinas” foram profícuas.



Tenhamos, contudo, consciência que este histerismo com a Gripe A tem contribuído positivamente para criar hábitos de higiene numa população que raras vezes lavava as mãos antes de comer, depois de defecar, depois de urinar, etc. Este hábito – lavar as mãos – que agora começa a ser inculcado nas crianças ao nível escolar, contribuirá para no futuro criar uma necessidade saudável que irá permanecer enquanto adultos contribuindo preventivamente para uma ainda melhor saúde no espaço Europeu.

Aqui ficam dois contributos para a criação deste hábito salutar:

Para adultos


Para crianças


Sem comentários:

Enviar um comentário