terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O carnaval em que só o 1º Ministro trabalhou



O CARNAVAL

A Palavra Carnaval terá tido origem na palavra “Carrum Navalis” designação de uns carros que se viam nas Dionísias, festas da Antiga Grécia. Também há quem defenda que Carnaval deriva da expressão “carne lavandas” que significa o “adeus à carne”, no sentido literal do termo. Como o Carnaval tem lugar antes da Quaresma este “adeus à carne” está relacionado com a proibição de comer carne que a igreja católica determinava para os seus seguidores.

O Carnaval terá tido origem no antigo Egipto ou na antiga Grécia ou ainda em Roma com as saturnálias.

A Igreja apodera-se do Carnaval, procura sublimá-lo e consegue-o, para impedir a libertinagem pagã e enquadra-o em regras nem sempre seguidas pelos foliões, pois o Entrudo sempre se manteve com características de festa popular de rua.

O Carnaval moderno com desfiles e Máscaras (trajes) tem origem na sociedade vitoriana do século XIX.

São famosos o Carnaval de Veneza, o Carnaval do Brasil, nomeadamente o do Rio de Janeiro, o Carnaval em New Orleans e o Carnaval na Alemanha.


SÓ PRIMEIRO-MINISTRO TRABALHOU

Terça-feira de Carnaval é um Feriado Nacional facultativo que tem lugar 40 dias antes da denominada Semana Santa ou 47 dias antes do Domingo de Páscoa.

É uso o Governo deliberar por Despacho que concede neste dia tolerância de Ponto aos funcionários e agentes do Estado e dos serviços da administração central; também alguns sectores de actividade consideram através dos seus contratos ou acordos colectivos de trabalho este dia como Feriado.

Ao longo de anos que a Terça-feira de Carnaval ou Entrudo (como também é conhecida) tem sido um dia de descanso para a maioria da população trabalhadora portuguesa, designadamente para os trabalhadores por conta doutrem.

O Prof. Cavaco Silva, enquanto Primeiro-ministro, no então seu terceiro governo, decidiu que o Entrudo (Terça-feira) não era para “brincar” e não despachou a consuetudinária tolerância de ponto.

A revolta da população trabalhadora foi de tal forma avassaladora que nessa Terça-feira de Carnaval, dizem os mais radicais, só o Primeiro-ministro trabalhou.

Desde essa data que a população, porque lutou, tem vindo, até hoje, a gozar o Entrudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário