JOSÉ SARAMAGO
(Prémio Camões e Prémio Nobel)
16-11-1922 * 18-06-2010
“Poucas coisas podem ser mais belas e repousantes que os pátios interiores do Palácio da Vila, poucas de mais serena exaltação que a capela gótica. Quando o espírito cristão se encontrou com o espírito árabe, uma nova arte quis nascer. Cortaram-lhe as asas para que não voasse. Entre os pássaros do paraíso seria esse um dos mais famosos. Não pôde voar, não pôde viver.”
(Trecho do livro “Viagem a Portugal” de José Saramago)
São seis as páginas que José Saramago dedica a Sintra no seu livro “Viagem a Portugal” de mais de 270 páginas.
José Saramago, prémio Nobel de Literatura (1998) obteve também o considerado mais importante prémio da língua portuguesa (Prémio Camões) e é justamente considerado o mais alto responsável pelo conhecimento internacional da prosa literária em português.
Tomei conhecimento da morte deste homem grande das letras a nível internacional quando me encontrava ausente do país e de imediato considerei que se justificava a atribuição do seu nome a uma rua do Concelho de Sintra.
À quase totalidade das ruas da Urbanização de Vale Mourão são dados nomes de escritores e poetas que em português escreveram, pelo que não seria desajustado que o nome de José Saramago se viesse juntar aos seus pares. Aliás, existe pelo menos um escritor, Manuel da Fonseca, que na Urbanização tem o seu nome atribuído a uma Praceta e, também, a uma Rua. Quero acreditar que o Manuel da Fonseca cederia com agrado ou a Praceta ou a Rua para homenagear o nosso primeiro (e até agora único português) Prémio Nobel da Literatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário