sábado, 17 de outubro de 2009

Cruzamentos ou rotundas?


Ao amanhecer de hoje muitos dos utentes do principal acesso à Urbanização de Vale Mourão foram surpreendidos com alterações no sentido do trânsito que já eram espectáveis com a construção da rotunda situada em frente do também recentemente construído “Mini Preço”

Estou convicto de que muitos serão os moradores que se insurgem contra esta alteração que os faz percorrer mais uma boa meia centena de metros, obrigando-os a seguir em frente, para a rotunda, onde farão a inversão de marcha que lhes dará acesso à urbanização.

Durante a meia hora em que observei a movimentação do trânsito no local constatei que um elevado número de condutores ignoravam o sinal de trânsito vertical de proibição de virar à esquerda e o traço contínuo marcado no pavimento.



Não digo que este desrespeito ao Código da Estrada seja consciente. Acredito mais que se trata de, levados pelo hábito, “não verem o sinal”, situação que, nos próximos dias, estará ultrapassada.

Para que não subsistam dúvidas esclareço que sou favorável a todas as alterações de trânsito que não causando prejuízos significativos aos utentes da estrada contribuam para o desaparecimento de cruzamentos.

Poder-se-ia colocar um incómodo aos moradores que ao sair da urbanização desejassem deslocar-se para “Rio de Mouro velho” e, estando impedidos de virar à esquerda, são forçados a virar à direita, contornar a “rotunda/ponte” sobre o IC19 para de novo regressar à Rua Máximo Silva.


A opção estará em subirem a Rua do Bradual, entrarem na Rua Máximo da Silva, contornarem a Rotunda em frente do “Mini Preço” e na segunda saída encaminharem-se para “Rio de Mouro Velho”



Não tenho (e neste particular não pretendo ter) a certeza absoluta de que estas medidas são boas para a fluidez do trânsito e para a minimização dos acidentes, não obstante estar convencido que as mesmas são positivas.

Continuo a pensar, no entanto, como já referi neste Blogue, que há que criar condições que permitam aos cidadãos exercer o dever (a obrigação) de participarem activamente na defesa dos interesses comuns e nas decisões que lhes respeitam e, já agora, saírem da sua inércia e intervirem nas Assembleias de Freguesia e Municipais em que os cidadãos o possam fazer.
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6 comentários:

  1. Sou um condutor bastante atento à sinalética e confesso que só depois de ler este texto ,me abercebi do erro tremendo que cometi, ao fazer o trajecto para o bairro ,vindo do IC19 de um modo perfeitamente mecânico sem visualizar esta (na minha óptica)nova aberração de circulação automóvel.

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  2. De facto também não tinha reparado no sinal, mas muito embora seja um pequeno incómodo para os moradores, eu incluído, parece-me uma alteração razoável tendo em conta a fluidez do trânsito e a diminuíção do risco de acidentes.
    Congratulo a administração do fórum pela informação atempada e valiosa aqui prestada.
    Cumprimentos, João Viçoso.

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  3. Eu não concordo com a alteração. Não é pratico para os moradores da urbanização e tenho a certeza que, apsar na proibição, a maior parte dos condutores vão a continuar a virar à esquerda como sempre fizeram!

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  4. Fora das horas de ponta esta situação é mais desfavorável para os moradores. Durante as horas de ponta ainda estamos para ver.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Já que puseram o sinal vertical de proibição de virar à esquerda, porque é que os sinais horizontais, ou seja, as setas brancas para a esquerda, não foram apagadas do chão? (parece que foram ligeiramente raspadas, mas continuam a se notar quase a 100%)!!

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