segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Praceta António José Saraiva


" Eu sou existencialmente inconformista.
Eu sou, de origem, um camponês.
Eu fui espiritualmente cristão e teoricamente marxista.
Eu estou contra a sociedade, independentemente das teorias.
Eu acredito no espírito, mas não sou capaz de o definir.
Eu estou pronto a emigrar de novo, se necessário.
Eu sou António José Saraiva."

in O País Magazine, 11/02/82,p.XIII

António José Saraiva (Leiria, 31 de Dezembro de 1917 - Lisboa, 17 de Março de 1993), professor universitário e historiador português.

Doutorou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Chegou a militar no Partido Comunista Português, de que se desfiliou, e combateu o regime salazarista, tendo sido apoiante da candidatura do general Norton de Matos. Em 1949, foi preso e impedido de ensinar. Durante os anos seguintes, viveu exclusivamente das suas publicações e da colaboração em jornais e revistas.

António José Saraiva foi exilado para França em 1960, tendo em seguida ido viver para a Holanda onde foi professor catedrático da Universidade de Amesterdão e só regressando a Portugal após a Revolução dos Cravos.

Em Lisboa foi professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ao longo deste percurso profissional, António José Saraiva publicou uma vastíssima e importante bibliografia, considerada de referência nos domínios da História da Literatura e da História da Cultura portuguesas, amadurecida quer na edição de obras e no estudo de autores individualizados (Camões, Correia Garção, Cristóvão Falcão, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Fernão Lopes, Fernão Mendes Pinto, Gil Vicente, Eça de Queirós, Oliveira Martins, entre outros), ressaltando-se nesse âmbito os vários estudos que dedicou a Os Lusíadas ou ao Padre António Vieira, quer através da publicação de obras de grande fôlego como a História da Cultura em Portugal ou, de parceria com Óscar Lopes, a História da Literatura Portuguesa.

É pai de José António Saraiva (jornalista) e irmão de José Hermano Saraiva (autor de programas televisivos sobre História).

Obras

História da Literatura Portuguesa. (obra conjunta com Óscar Lopes)
Cultura
Maio e a Crise da Civilização Burguesa
O que é a cultura
História Da Cultura Em Portugal - (Vol. II) - Gil Vicente, Reflexo da Crise
As Ideias de Eça de Queirós
História da Cultura Em Portugal - (Vol. 1)
Luís de Camões
Dicionário Crítico
O discurso Engenhoso
Para a História da Cultura em Portugal (Vol. II)
Para a História da Cultura em Portugal (Vol. I)
Iniciação na Literatura Portuguesa
Ser ou Não Ser Arte
As crónicas de Fernão Lopes
Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval
Estudos sobre a Arte D'os Lusíadas
A cultura Em Portugal (Vol. II)
A cultura Em Portugal (Vol. I)
A Tertúlia Ocidental
Poesia e Drama
O Crepúsculo da Idade Média em Portugal
Inquisição e Cristãos Novos

Transcrito de "Wikipédia, A enciclopédia livre"


Nascido em Leiria a 31 de Dezembro de 1917, António José Saraiva é um dos seis filhos (sete, visto que um morrera ainda em criança, com uma peritonite) da família Saraiva, quatro rapazes e duas raparigas. O pai, iniciado no ofício de marçano, conseguira, a seu custo, tirar o curso de História e era professor de liceu com um salário modesto
.
António José Saraiva sempre considerou o seu irmão predilecto José Hermano Saraiva, que aparte das divergências políticas, (António José, seria militante do Partido Comunista Português e José Hermano Saraiva, Ministro da Educação do Estado Novo salazarista), conservariam nos seus espíritos "um sentimento de orgulho camponês, um forte apego aos princípios aristocráticos dos homens talhados pela terra". Aos nove anos ausentar-se-ia de Leiria, para uma visita à Beira (Serra da Estrela e Gardunha), para onde voltaria aos quinze anos, depois de ser vítima de uma espécie de meningite, desta vez para ficar.

É durante a sua passagem pela faculdade que trava conhecimento com Óscar Lopes, em 1940. Nessa altura encontravam-se os dois no liceu Pedro Nunes, em estágio pedagógico. Treze anos mais tarde, em 1953, começam a escrever a História da Literatura Portuguesa.

Mais tarde, continua a sua actividade de estudioso, e em 1942, conclui o doutoramento em Filologia Românica, na Universidade de Lisboa, com a tese "Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval".

Detentor de uma certa "rebeldia institucional" foi expulso do ensino universitário. Dita a história que António José Saraiva, na ocasião membro de um júri de exame presidido por Vitorino Nemésio, atribui uma nota de exame que Nemésio, considerando-a muito elevada, baixara. António José Saraiva abandona a sala e Nemésio move-lhe um processo disciplinar que apesar de ter sido arquivado, origina a sua saída. Por falta de recursos, António José Saraiva opta pelo ensino liceal.

Começa a leccionar no Liceu Passos Manuel, onde o pai exercia a função de reitor e onde casaria com uma sua aluna, da mesma idade, matrimónio do qual nasceriam três filhos (António Manuel, arquitecto paisagista, José António, director do jornal "Expresso" e Pedro António).

A partir de 1946 e até 1949 leccionou em Viana do Castelo, altura em que seria demitido, por apoiar a candidatura do general Norton de Matos. Ao contrário do irmão, rejeitara a figura de Salazar, "Salazar era um homem respeitado e despertava uma admiração universal. Em mim também; mas eu era anti-salazarista por sistema, porque devia ser." Entretanto era diversas vezes interpelado pela PIDE, de onde resultariam algumas prisões, aquando das suas acções de militância no Partido Comunista Português.

Após a sua demissão, e por sugestão do seu amigo Abranches Serrão, começa a escrever a "História da Cultura". Nos anos que se seguiriam viveria exclusivamente daquilo que escrevia, colaborando em diversos jornais e revistas nacionais.

Em 1960 emigra, como exilado, para França, onde é bolseiro do Collège de France, e onde, um ano mais tarde será colocado no Centre National de Recherche Scientifique de Paris, na secção de História Moderna. Viria a Portugal apenas para assistir ao funeral dos pais e ao 1º de Maio de 1974.

É durante a sua permanência em Paris que o sonho do comunismo, até aqui sempre presente, se vai esbater. Realiza duas viagens à URSS (a segunda a um congresso sobre paz) e é a partir desta altura, em 1962/63 que deixa a militância no partido, continuando como colaborador; "(...) Era um congresso a favor da Paz, mas os soviéticos estavam contra os chineses, os chineses entendiam que era preciso não condenar a guerra contra os inimigos do socialismo. (...) Até ao momento em que o Álvaro Cunhal disse que os camaradas soviéticos não queriam que se falasse em guerras coloniais. O meu documento era, exactamente, sobre a guerra colonial portuguesa. Era um documento bonito, que falava de guerra e flores, muitas flores, uma coisa ingénua... Eu estava a ouvir textos lindos, por exemplo o do Pablo Neruda, e de repente vi-me com um papel que me impingiram, um papel escrito sob indicação do Dr. Cunhal, que era a coisa mais desenxabida, mais "papel selado" que se possa imaginar. Disse: "eu não leio isto"; foi um pânico." Ainda antes tinha discordado com a atitude do seu partido face à questão de Budapeste, "(...) discordei da morte de Imee Nagy, que foi traiçoeiramente morto. Estava nas mãos dos jugoslavos e eles tinham-se comprometido a não o matarem mas, depois, faltaram à palavra por pressão de Estaline."

Vira o Maio de 68 como algo misterioso e sem a mínima motivação prática :"Assisti à malta marchando - marchando com ar guerreiro!; (...) Mas com ar ameaçador: aquilo metia medo! Mas não houve um único morto em todos esses acontecimentos. Aquilo começou por ser uma manifestação anti-gaulista e depois generalizou-se. Assistiu-se a coisas espantosas, como o incêndio dos carros. (...)Isto impressiona... Ora, como interpretar isto? (...) Os estudantes não queriam melhores aulas nem queriam melhores cursos, nem queriam mais nada: queriam manifestar-se, queriam rebentar, estavam fartos da sociedade (...) fiquei muito contente e interpretei aquilo como o sinal da crise da burguesia."

De Paris partiria para a Holanda, para o cargo de professor catedrático da Universidade de Amesterdão, onde leccionaria até 1974, altura em que volta definitivamente para Portugal, onde é convidado para professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, e posteriormente para a Universidade de Lisboa, igualmente para o cargo de professor catedrático. Continuaria até ao fim da sua vida a sua actividade. A sua última obra "Cultura" é já uma obra póstuma.

No dia 17 de Março de 1993 falece com 76 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Transcrito de CITI

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