quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Quem é responsável?


Foto 1
As questões de segurança, entendidas na maior amplitude do termo, são importantes para os moradores da urbanização (e não só!) pelo que a elas nos referiremos frequentes vezes.

Muitas (?) vezes são situações que os poderes públicos podem facilmente resolver, sem, contudo, desresponsabilizar as pessoas pelo não cumprimento de normas essenciais, inclusive as do bom senso, que alguns dos os cidadãos que acedem à Rua Oliva Guerra (Foto 1) não têm.


Foto 2

Nessa rua foi abalroada ontem (2009-11-10), tanto quanto consta por uma viatura, uma Caixa de Comunicações (Foto 2). Acrescente-se que também não consta tratar-se de uma viatura em serviço de emergência.
 

Foto 3
 
Como se pode ver no local (Foto 3) o passeio com acesso à Rua Oliva Guerra não está rebaixado o que por si só significaria que aos veículos não é permitida a passagem.
 
 

Foto 4
 
Mas, se o não rebaixamento do passeio não fosse em si mesmo um alerta suficiente, encontra-se colocado em cada uma das entradas de acesso à rua um sinal de trânsito (Foto 4) bastante visível.
 
Será legítima, coerente, correcta, a proibição de trânsito automóvel na nessa rua?
 
A resposta é totalmente afirmativa porque:


Foto 5
 
1 – Existe no local um espaço (Foto 5), num dos prédios, para crianças sensivelmente entre os 3 e os 12 anos que, diariamente brincam e jogam na rua (onde teoricamente não passam carros) e também num recinto fechado;
 

Foto 6
 
2 – Todas as portas dos prédios dão acesso directo à rua (Foto 6) sem qualquer protecção, nomeadamente a de um passeio, o que por si só justificaria a proibição de circulação automóvel.
 
 

Foto 7
 
A falta de civismo de alguns obrigará e justificará que a Câmara Municipal de Sintra coloque um “pilarete” (Foto 7) em cada um dos acessos à Rua Oliva Guerra, impedindo fisicamente a circulação de veículos, como forma preventiva de obstar a que se não venham a verificar abalroamentos, agora de pessoas, ao invés de Caixas de Comunicações.
 

Foto 8
 
O acesso a veículos em serviço de emergência poderia manter-se através da circulação na via do lado oposto às entradas dos prédios (Foto 8).
 
Infelizmente a falta de civismo justifica assumir medidas que não deveria ser necessário implementar.

Sem comentários:

Enviar um comentário