quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Festa da Amizade e dos Valores Humanos


Informaram-nos (esperemos seja que verdade) que no próximo dia 18, Sexta-feira, se vai realizar na EB1/JI (a escola da Urbanização de Vale Mourão) a já tradicional Festa de Natal que, nós por aqui, defensores não radicais da escola pública leiga, preferimos chamar de Festa da Amizade e dos Valores Humanos.

Este ano, porém, o H1N1 (o tal vírus da Gripe A, ex-gripe suína) parece ser o responsável por a escola se não abrir à presença dos familiares dos pequeninos estudantes.

Na nossa modesta opinião a razão principal porque a escola se não pode abrir à presença dos familiares nas festas deve-se, independentemente da Gripe, às condições existentes, no que se refere, essencialmente, à falta de espaço.

(Aguardamos que as verbas recentemente aprovadas pela Assembleia Municipal para a ampliação da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim-de-infância de Vale Mourão (ver notícia AQUI) venham a ter efeitos práticos já a partir do próximo ano lectivo.)




















No ano passado tivemos oportunidade de constatar no local a dedicação, o empenho, a alegria, a ternura que professores e alunos puseram na sua (deles) Festa. As condições em que então decorreu o evento não foram as melhores devido ao espaço disponível, mas foram, indiscutivelmente as melhores se considerarmos mais uma vez o extraordinário empenho dos organizadores e executantes que, com muito pouca coisa, muita imaginação e muito trabalho, obtiveram resultados surpreendentes ao nível da participação dos alunos, realçando-se que tudo foi feito com a “prata da casa” ou seja, com os alunos e o pessoal docente e discente deste estabelecimento de ensino.

Se na verdade os professores tem o dever profissional de realizar estes eventos, já, ao colocar na realização dos mesmos todo o empenhamento estão, indiscutivelmente, a dar exemplos de fraternidade, de valores que vão para além das suas obrigações e que poderão vir a ser utilmente apreendidos por aqueles a quem se dirigem: as crianças.

Que tudo volte a correr bem são os votos do Blogue da Urbanização de Vale Mourão.


Sem comentários:

Enviar um comentário