A “Estrada de Vale Mourão” é assim denominada porque… atravessa o Vale Mourão.
Em Vale Mourão sabe-se ter existido desde o período paleolítico uma presença contínua de caçadores-recolectores.
Vale Mourão, assim designado desde pelo menos o século XIX era, no século XIV, conhecido como “Val Mourom” e mais tarde “Val Mouram”. Esta denominação (que significa Vale do Mouro) comprova a existência na zona de uma comunidade de árabes como, alias, em toda a região de Rio de Mouro e de Cacém.
O vocábulo Cacém (século XVI) supõe-se que seja uma derivação de “Qasim”, posteriormente “Kazem” e, já no século IX, “Kacem”
Como curiosidade adiante-se que a localidade de Cacém (freguesia a que também pertence a urbanização de Vale Mourão) pertencia a Rio de Mouro (freguesia onde se insere a maioria da urbanização) e só em 1953 foi decretada a unificação de Cacém e Agualva.
Voltando a Vale Mourão esclareça-se que as terras e casas abrangidas por esta localização eram pertença do Duque de Cadaval continuando a existir, ainda, casas e uma capela erigidas no local onde já funcionou uma escola de equitação e que se situa muito perto do entroncamento da Rua José Gomes Ferreira com a Estrada de Vale Mourão no sentido do cemitério do Cacém.
Fonte: “Agualva-Cacém e a sua história” de Ana Macedo e Sousa Teresa Mascarenhas, publicação da Junta de Freguesia de Agualva-Cacém.
Sem comentários:
Enviar um comentário