sexta-feira, 9 de abril de 2010

Telefones para todos













ANTES                                                        DEPOIS

Neste mesmo Blogue, em 5 de Dezembro de 2009, escrevíamos num artigo intitulado “Telefones para todos, precisam-se”, (ver AQUI) o seguinte:

"São inacessíveis (os telefones existentes na Urbanização) a qualquer pessoa de estatura baixa ou portadora de deficiência que a obrigue a estar numa cadeira de rodas.

Os meios públicos colocados à disposição dos cidadãos têm que permitir e não podem impedir o acesso a esses meios sempre que tal for tecnicamente viável.

Nem sempre a sociedade e principalmente as pessoas individualmente consideradas, se lembram destas questões excepto quando lhes “toca pela porta”. E, nesses momentos e quase só nesses momentos, é que se revoltam perante situações às quais não davam a mínima atenção nem mexiam uma palha para protestar e muito menos resolver.

É imprescindível que a Câmara Municipal de Sintra e as Juntas de Freguesia de Cacém e de Rio de Mouro utilizem as suas respectivas influências (legais) para que pelo menos um destes postos telefónicos públicos seja adaptado à utilização de pessoas portadoras de deficiência.


Congratulamo-nos, agora, que os nossos escritos tenham sido lidos e que uma das entidades autárquicas a que atrás fazemos referência tenha utilizado a sua influência para que a PT providenciasse as modificações necessárias no telefone público localizado na Rua José Gomes Ferreira, perto entroncamento com a Rua Sidónio Muralha, no âmbito da Freguesia do Cacém, permitindo, assim, que o telefone possa ser utilizado por qualquer pessoa de estatura baixa ou portadora de deficiência que a obrigue a estar numa cadeira de rodas.

Realce-se, ainda, que o aparelho foi colocado numa cabine o que proporciona um maior conforto ao utilizador, porque o protege minimamente do frio, do calor, da chuva e do ruído.

Não tenhamos dúvidas que as modificações que a Urbanização necessita não estão globalmente resolvidas, mas tenhamos consciência que só exigindo o que é justo e unindo esforços, ou seja, exercendo a cidadania, se vai progressivamente obtendo o que é legitimo.

Foi apenas um pequenino ganho para a Urbanização, contudo, seria bom, para mais tarde recordarmos (aquando das eleições) qual foi a entidade autárquica e, nomeadamente, a pessoa responsável por esta melhoria.


Sem comentários:

Enviar um comentário