segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Farmácia Caseira

FARMÁCIA CASEIRA

INTRODUÇÃO

A “Farmácia Caseira” pode fazer a diferença no combate à doença, mas não substitui o recurso a aconselhamento profissional se os sintomas persistirem.

Esta “Farmácia Caseira”, que é estruturada para o Continente Europeu, deve conter os medicamentos prescritos pelo médico assistente no que se refere aos cuidados de saúde específicos de cada um dos respectivos utilizadores da “Farmácia”, nomeadamente quando se trata de doentes crónicos.

Este texto, que não utiliza uma terminologia técnica para uma melhor compreensão de todos, foi elaborado com base em várias fontes de informação e na ajuda pontual, mas importante, de um médico.


GENERALIDADES

Antes da utilização de qualquer medicamento verifique sempre o prazo de validade e, em nenhuma circunstância, utilize medicamentos fora de prazo.

Os medicamentos devem ser guardados em locais sem luz, calor e humidade e a temperaturas entre os 15 e os 22º centígrados. Contudo, determinados medicamentos obedecem a regras especiais de conservação, pelo que deve aconselhar-se com um farmacêutico nesta matéria

Leia previamente os rótulos e as instruções que acompanham cada medicamento e, na dúvida, não o utilize sem aconselhamento profissional.


ACESSÓRIOS

Algodão;
Compressas esterilizadas;
Gaze específica para queimaduras;
Guia de primeiros socorros;
Ligaduras elásticas;
Pensos adesivos;
Pinça;
Rolo adesivo;
Termómetro;
Tesoura.


DIARREIAS

Ultralevure 250mg (ligeira);
Imodium (liquida e várias vezes ao dia);
Dimicina (com febre);
Redrate (combate a desidratação).

Notas: Não beba águas e bebidas com gelo em zonas cujas águas não sejam devidamente tratadas e/ou que não confie; nessas mesmas zonas não coma alimentos crus (saladas, frutas com casca) que não sejam lavados numa solução de 2 gotas de lixívia pura para cada 1 litro de água ou, na dúvida sobre a eficácia desta solução, use um produto denominado Amukina (devidamente preparado para o efeito) e siga as instruções do rótulo.


DORES E FEBRE

Paracetamol 500mg (atenção doentes hepáticos graves e renais).


DORES MUSCULARES

Elmetacim spray (aplicação local).


ESTOMAGO EM FOGO

Pepsamar (antiácido).


FERIDAS

Alcool a 70º (muito agressivo);
Betadine;
Halibut (reparador da pele).


GARGANTA

Colluhextril (inflamações e dores ligeiras).


NARIZ

Soro fisiológico (nariz entupido).


NAUSEAS E VÓMITOS

Vomidrine (anti-histamínico);
Metoclopramida (aconselhe-se com um médico).


OLHOS

Soro fisiológico (irritações ligeiras);
Visadrom colírio (olhos vermelhos);
Clorocil colírio (conjuntivite com purgação amarelada).


PICADAS DE INSECTOS

Gelo num saco;
Compressa fria;
Fenistil gel.


CONCLUSÕES

1 – Para um melhor conhecimento dos medicamentos referidos aceda AQUI e pesquise pelo nome do medicamento;

2 – Se sofre de alguma doença crónica aconselhe-se com o seu médico sobre os medicamentos que devem constar da sua “Farmácia Caseira”;

3 - Este texto, sintético, não contempla todas as questões e como pretende ser apenas um ponto de partida para a elaboração de uma "Farmácia Caseira" não pode, consequentemente, responsabilizar-se o autor pelo mau e/ou indevido uso que se faça das sugestões e daí a necessidade de solicitar ao médico assistente um conselho personalizado sobre a matéria;

4 – Consulte periodicamente e sempre que necessário o seu médico.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário