sábado, 31 de outubro de 2009

O Bichano fugiu. E agora?

A Banhista e o Cão Grifon - Lise à Beira do Sena
(Pierre-Auguste Renoir)

Os animais (refiro-me aos domésticos) são, para alguns donos, “pessoas” da família. E como tal são tratados.

Para outros donos são “coisas” muito fofinhas quando bebés, mas muito incómodas logo que crescem e os obrigam a cuidados que não pensaram ser forçados a ter e que não querem ter e não têm.

Do exagero destes dois extremos nem sempre é encontrado um ponto intermédio onde racionalmente se enquadrem os animais, sem prejuízo, como deve ser natural, dos legítimos e “humanos” direitos dos mesmos.

Quando um animal verdadeiramente se perde (não se tratando de abandono camuflado) nasce uma grande angústia nos donos, muito principalmente nas crianças mais pequenas.

E maior angústia e dificuldade de recuperação se verifica se o animal não tem uma coleira identificativa, com um contacto ou a inserção de um “chip” subcutâneo.

Iniciam-se, então, os contactos com os canis do município da morada e também dos municípios limítrofes, os passeios de carro pelas redondezas e a afixação de pequenos cartazes, com fotografias dos desaparecidos, apelando às pessoas que os possam ter visto.

O que normalmente se não vê são cartazes informando ter sido encontrado um animal com determinadas características.

Existe, contudo, um outro meio para divulgar o desaparecimento dos nossos bichanos: a internet!

É precisamente o objectivo deste escrito divulgar uma página electrónica onde pode tentar encontrar o seu animal:


Divulgação de Animais Perdidos em Portugal


Neste preciso instante, através desta página, há quase 5000 pessoas a nível nacional que recebem notificações de animais perdidos na sua região, podendo assim ajudar na localização dos animais. Se é dono de um animal tem todo interesse em disponibilizar a sua colaboração

““Encontra-me.org” é um recurso gratuito mantido pela “Associação Pelos Animais”, cujo objectivo é ajudar a reunir animais perdidos em Portugal com as respectivas famílias. Assenta numa base de dados centralizada de animais perdidos, bem como num sistema de notificações por correio electrónico. “Encontra-me.org” fornece também informações abrangentes para ajudar quem perdeu um animal ou quem encontrou um animal perdido.

Se acha esta informação útil, divulgue-a!

1 comentário:

  1. Voltando ao tema dos animais, que eu não tenho e quero com esta afirmação que me interpretem "por gostar, respeitar mas sem apetência para a sua posse" reconheço, afinal, continuo a ouvir o "uivo" dum cão. Há dias horrríveis. Este cão não pode ser o tal "dalmata" já tão falado, é outro mas onde? As pessoas ou funcionários que gerem o canil cujo contacto está no site da Câmara fazem-no bem, interessam-se e contactam-nos de volta quando lhes denunciamos alguma situação, o problema é que eu não sei explicar de onde vem o tal "uivo" horas a fio. Sofro por ele e por mim que não consigo desligar-me do seu
    latido, que terá o cão, alguém sabe?

    ResponderEliminar