quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ANO NOVO - VIDA NOVA



A “Véspera de Ano-Novo” ou “Noite de São Silvestre” é a “passagem-do-ano”, “noite-de-ano-novo” ou “véspera de Ano-Novo”, a noite de 31 de dezembro em vários países da Europa, anterior ao “Dia de Ano-Novo”, nos países que seguem o calendário gregoriano.

Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da “Véspera de Ano-Novo”, para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de Dezembro para o 1º de Janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.

Acredita-se que a designação de “Noite de São Silvestre” se deve a uma lenda segundo a qual a Virgem Maria estaria muito triste contemplando o oceano Atlântico, quando se aproximou São Silvestre e tentou consolá-la. A Virgem explicou-lhe que estava com saudades da antiga Atlântida e então o santo disse-lhe que deviam fazer algo de alegre que ficasse na memória dos homens. Então a Virgem chorou e as suas lágrimas transformaram-se em “pérolas”, no oceano, uma das quais foi a ilha da Madeira, a “pérola do Atlântico”; ao mesmo tempo, apareceram no céu lindas luzes, segundo o “testemunho dos antigos”. Essa lenda teria sido a motivação para o lançamento de fogos-de-artifício durante a noite de passagem do ano.

O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada “réveillon”, termo oriundo do verbo “réveiller”, que em português significa "despertar".

Esta comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o dia 1º de janeiro como o “Dia do Ano-Novo” em 46 A.C.

Fonte:Wikipédia, A enciclopédia livre


FELIZ ANO NOVO

Sem comentários:

Enviar um comentário