terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sinalização esquizofrénica















A saúde mental dos automobilistas (moradores ou não na urbanização) começa a ser cada vez mais difícil de manter equilibrada.

Conforme já referimos AQUI os automobilistas que se deslocam vindos da ponte/rotunda sobre o IC19 para entrar na urbanização são confrontados quase simultaneamente com um sinal vertical que os proíbe virar à esquerda e um sinal horizontal (no chão) que lhes permite virar à esquerda.

Constata-se que também os automobilistas que saem da urbanização vindos da Rua José Gomes Ferreira se lhes depara um sinal vertical de perda de prioridade e um sinal horizontal de “Stop” que os obriga a parar.

Os condutores têm que num curto espaço de tempo fazer opções perante as mensagens contraditórias que lhes chegam ao cérebro. Na situação retratada nas fotos e que agora estamos a apresentar os condutores têm que, em segundos, constatar se alguma viatura se apresenta pela esquerda, decidir se param, mesmo que nenhuma viatura se lhes atravesse ou se optam por dar prioridade ao sinal vertical.

A Câmara Municipal de Sintra não deve (porque poder pode, como se vê) alterar a sinalização sem que muito rapidamente corrija todas as anomalias que daí resultem. É uma questão de programação. E de bom senso…


1 comentário:

  1. Outra situação altamente caricata: quando se vem da rotunda do IC19, uns 20 metros antes de se passar por aqueles sinais contraditórios de virar ou não para a esquerda (sinal vertical vs horizontal), podemos verificar a brilhante presença de um sinal vertical de perda de prioridade!!! Mas se nesse local não existe qualquer cruzamento, vamos perder a prioridade em relação ao quê???

    ResponderEliminar