domingo, 1 de agosto de 2010

Agosto – Augusto


AUGUSTO

Agosto

Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.

Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de Julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, Agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rómulo (calendário romano).


Caio Júlio César Octaviano (Octaviano) Augusto (em latim Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; 23 de Setembro de 63 A.C. — 19 de Agosto de 14 D.C.) foi o primeiro imperador romano.

Herdeiro adoptivo de Júlio César chegou ao poder através do segundo triunvirato, formado com Marco Antônio e Lépido. Após a deterioração da relação entre os três homens, no entanto, e a batalha de Áccio, onde Marcos Vipsânio Agripa, seu general e amigo pessoal, derrotou Antônio, Augusto se tornou o único senhor de Roma.

Transcrição: “Wikipédia, A Enciclopédia Livre”


Sem comentários:

Enviar um comentário