terça-feira, 17 de maio de 2011

Um espaço de participação cívica ou uma plataforma eleitoral?



Em 11 de Outubro de 2009, no dia em que se realizaram eleições autárquicas, nasceu o Blogue “Urbanização de Vale Mourão” e, já nessa data, alertávamos para a necessidade de uma democracia participativa, pelo menos ao nível local.

Temos consciência da realidade que nos mostra, pela evidência, que a maioria dos cidadãos têm atitudes egoisticamente pacificas, na expectativa que outros se exponham para afrontar os problemas comuns. Ninguém tem tempo. Nem para ser sequer co-responsável pelas questões que se põem na, por exemplo, administração do condomínio onde residem, onde, na maior parte das vezes, nem sequer às reuniões comparecem. E tanto há que dizer sobre este tema, que todos (ou quase todos) têm consciência que não cumprem os seus deveres, já não dizemos de cidadania, mas de vizinhança.

Recebemos, ontem, dia 16 de Maio de 2011 um convite do Blogue “Viver Sintra” cujo autor, Marco Almeida, é vereador da Câmara Municipal de Sintra e que nos informa que o Blogue se transforma numa associação que pretende ser uma Plataforma Cívica.

A criação desta Plataforma Cívica, a menos de um mês de eleições legislativas, não lhe augura, à partida, um futuro auspicioso, um futuro que dê garantias de independência político-partidária; mas, por outro lado, sendo conhecido que o actual presidente da Câmara Municipal de Sintra se não vai recandidatar e que, assim, o vereador Marco Almeida tem o caminho aberto para a Presidência da Câmara, esta denominada Plataforma Cívica pode vir a ser um apoio a essa candidatura.

Tudo o que se diz pode não passar de lucubrações de mentes tortuosas e muito desconfiadas e, afinal, serem as melhores as intenções subjacentes à criação da associação “Viver Sintra”. Só o tempo nos dirá dos eventuais bons ou escondidos propósitos.

Por nós, vamos aceitar o desafio que nos é feito e, sem qualquer compromisso prévio, estarmos presentes.

A independência deste Blogue nunca será posto em causa em defesa das garantias, direitos e interesses dos cidadãos que residem ou trabalhem na Urbanização de Vale Mourão.


Sem comentários:

Enviar um comentário