sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VAMOS RESOLVER 4 PROBLEMAS?



VAMOS RESOLVER 4 PROBLEMAS?

No dia 11 de outubro de 2009 realizaram-se eleições autárquicas e nessa data nasceu o Blogue Urbanização de Vale Mourão que se propunha falar das diferentes situações que em diferentes momentos preocupassem os cidadãos (Ver AQUI).

Referia então que na minha caixa de correio, tinha sido colocado um papel anónimo que reivindicava a “Construção de Jardim”, a “Construção de Parque Infantil”, “Arranjo dos Espaços (supostamente) Verdes” e a “Limpeza das Ruas” e se protestava contra a construção do “mamarracho” (destinado a Comércio) bem no centro da urbanização” e terminava apelando, esse papel anónimo, à “única forma de demonstrarmos o nosso descontentamento” que, segundo o desconhecido autor, seria através do voto.

Quatro anos são passados e não há Jardim, não há Parque Infantil, os Espaços continuam sem ser verdes, a limpeza das ruas lá se vai fazendo e o “mamarracho” passou a “mono” e, depois de amanhã (29 de setembro), vamos de novo a votos.

Das diferentes candidaturas que em 2013 se propõem gerir a autarquia em Sintra, todas dizem que agora é que é, que farão tudo e mais alguma coisa, mesmo os que foram eleitos e por lá andaram durante 4 anos e que vêm dizer que agora, agora sim, farão aquilo que não fizerem. Alguns, até se fizeram de “independentes” quando os Partidos a que pertenciam os não escolheram.

Todos tivemos oportunidade de ler os folhetos que nos colocaram nas nossas caixas de correio ou nos entregaram junto às paragens dos transportes públicos ou, ainda, as mensagens que nos chegaram via internet. Em nenhum desses escritos li qualquer explicação relacionada com as promessas eleitorais de 2009 que não foram cumpridas. Em nenhum desses escritos li (não quer dizer que não existam) um qualquer compromisso com a Urbanização de Vale Mourão. Até que ontem, na minha caixa de correio, estava um papel, que não era anónimo, dos candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Mouro, em que se comprometiam:



Pela primeira vez, candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Mouro, através de uma força politica, a CDU, são os únicos a considerar, não de forma abstrata, mas objetivamente, que a Urbanização de Vale Mourão tem 4 problemas que é necessário resolver. Nenhuma outra candidatura o afirmou com tanta assertividade.

Neste momento da minha intervenção e para que não subsistam dúvidas esclareço que não estou inscrito em nenhum Partido, mas isso não faz de mim um independente. Não sou independente. Perfilho uma ideologia e não abdico de exercer o direito de voto que durante muitos anos me (nos) foi negado.

O dilema (?) que se coloca aos moradores da Urbanização é o seguinte:

Votar em quem teve o poder durante 4 anos, na Câmara e na Junta, para resolver os problemas da Urbanização e não o fez?

OU

Votar em quem assumiu sem rodeios um compromisso com os moradores de Vale Mourão para resolver 4 dos problemas da Urbanização?


Faça a sua opção!

  VOTE BEM


1 comentário:

  1. Olá a todos, estou ainda atordoada por este período de eleições e numa fase da minha vida onde não tenho certezas de nada, querem crer que já depois de ter votado ainda me sinto atordoada......
    Assumo publicamente que votei em Marco Almeida, dele só conheço a sua biografia e a gentileza de me ter respondido sempre via e-mail a todas as questões e de querer conversar comigo pessoalmente, isto muitos meses antes das eleições, só não aceitei porque para além de só me representar a mim própria e à minha família a minha saúde também não permite compromissos, vou ser submetida a uma outra cirurgia e tenho sincera esperança de ficar bem melhor e poder, então, assumir algum compromisso solidário.
    Mas o que eu quero mesmo comentar é que vi pela primeiríssima vez mencionada a Urbanização de Vale Mourão em dois folhetos de campanha, no do Marco Almeida e no de Basílio Horta, este muito tardiamente na minha caixa de correio. Estranhamente não vi o da CDU mas tenho e quero ser sincera, não votaria CDU, porquê? Porque na minha idade já estou tão cínica que achei que se não os podia vencer tinha de me juntar a eles ao poder e este estava em Basílio Horta e Marco Almeida.
    Ideais, já não...voto útil.
    Nos quinze anos que levo de freguesa de Rio de Mouro repito, foi a primeira vez que vi Vale Mourão no roteiro dos políticos de Sintra, fico à espera.
    Os melhores cumprimentos,
    mfvaquinhas

    ResponderEliminar