sábado, 31 de maio de 2025

AS ORIGENS DA URBANIZAÇÃO DE VALE MOURÃO


 


AS ORIGENS DA URBANIZAÇÃO DE VALE MOURÃO



A Urbanização de Vale Mourão, em Sintra, é uma localidade relativamente NOVA, desenvolvida na área da antiga

QUINTA DE VALE MOURÃO. Esta quinta, agora urbanizada, situa-se na localidade de Paiões, que pertence à Freguesia de Rio de Mouro.

As suas origens estão ligadas ao crescimento e desenvolvimento urbano do concelho de Sintra, especialmente nas últimas décadas do século XX. A urbanização foi planeada e construída com um desenho "a régua e esquadro", caracterizada por moradias e edifícios de até quatro andares, e com amplas áreas verdes.

Inicialmente, a área de Vale Mourão, como muitas outras na freguesia de Rio de Mouro, era composta por terrenos agrícolas, quintas e espaços rústicos. Com o aumento da procura por habitação e a expansão da área metropolitana de Lisboa, estas zonas começaram a ser alvo de projetos de urbanização.

Em termos de desenvolvimento, a Urbanização de Vale Mourão tem sido alvo de investimentos contínuos por parte da Câmara Municipal de Sintra e da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, com obras de requalificação do espaço público, melhoria de infraestruturas (como passeios, iluminação e pavimentação) e a construção ou reabilitação de equipamentos educativos.

Em resumo, a Urbanização de Vale Mourão nasceu da transformação de uma antiga quinta em um espaço residencial planeado, impulsionada pelo crescimento urbano na região de Sintra.

INFORMAÇÃO MAIS DETALHADA AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário