segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Casarão é um perigo



Só se fossemos cegos é que não saberíamos onde se localiza aquele volumétrico edifício (o Casarão) que, muitos de nós, não sabemos ainda com certeza como vai funcionar. Contudo, para que não haja dúvidas, referimo-nos ao edifício que fica enquadrado pelas Ruas Natália Correia, Mário Dionísio e Alda Nogueira. O que sabemos, porém, é que ainda não estando totalmente pronto já representa um perigo para a segurança.

A construção, que se não encontra vedada, é de fácil acesso a quem quer que seja e, não tem, esperamos que ainda, as protecções necessárias, como as fotos demonstram.




Quando um edifício está em construção é da responsabilidade do dono da obra e/ou do construtor colocar todas as protecções necessárias para que os trabalhadores não sofram acidentes de trabalho evitáveis. Existem, ao que julgamos saber, leis e regulamentos nesse sentido. E, sempre que se justifica, as fiscalizações devem actuar.
 
Curiosamente, uma varanda traseira (?) desta construção, que dá para a Rua Alda Nogueira, sem acesso visível aos cidadãos em geral, está “protegida” por uma faixa vermelha. Num local de acesso fácil a todos existe um patamar e uma escada, sem protecção, que pode propiciar uma queda de 3 ou 4 metros de altura.
 
¿) Se uma criança, um jovem, um adulto (que também os há inconscientes), por curiosidade ou qualquer outro motivo, por ali se deslocar e cair, quem assume a responsabilidade?
 
De uma coisa estamos certos: a Câmara Municipal de Sintra e as Juntas de Freguesia do Cacém e de Rio de Mouro não vão poder alegar desconhecimento.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário