domingo, 14 de novembro de 2010

Homenagem (em Lisboa) a José Saramago



Homenagem a José Saramago


“[…] Só depois é que fui à procura da grande biblioteca, as Galveias, que não seria tão grande assim, mas para mim era o mundo…”
(José Saramago In: Revista Visão, 2005)


A 16 de Novembro de 2010 José Saramago celebraria 88 anos.

As Bibliotecas Municipais de Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago, aproveitam a data para homenagear o Prémio Nobel da Literatura, atribuindo o seu nome à principal sala da Galveias. Tal homenagem é, por si só, meritória dado o papel relevante que Saramago desempenhou na consagração da literatura nacional. A este facto associa-se o papel que a Biblioteca Municipal Palácio Galveias desempenhou na sua formação enquanto leitor, propiciando o contacto com mundos que existem e perduram nos livros.

A atribuição da designação “Sala José Saramago” é uma forma simbólica de evidenciar junto dos utilizadores e visitantes do Palácio Galveias a ligação do escritor com esta biblioteca.

A cerimónia terá lugar a 16 de Novembro, a partir das 12h30, na Biblioteca Municipal Palácio Galveias, e contará com as presenças de Pilar del Rio, viúva de Saramago e do Presidente da Câmara de Lisboa António Costa.
Programa:
12h30

  • Dramatização de obras de José Saramago, pelo grupo de teatro Câmara dos Ofícios
  • Descerramento da placa
  • Discursos de homenagem proferidos por Pilar del Rio, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa e pela Srª Chefe de Divisão de Gestão de Bibliotecas da CML Susana Silvestre
  • Dramatização de obras de José Saramago, pelo grupo de teatro Câmara dos Ofícios

Abertura da Sala José Saramago aos utilizadores da Biblioteca Municipal Palácio Galveias.


Fonte: BLX


SARAMAGO EM VALE MOURÃO


Continuamos a defender a atribuição do nome de José Saramago a uma Rua da Urbanização de Vale Mourão (vide AQUI) considerando que à quase totalidade das ruas da Urbanização de Vale Mourão são dados nomes de escritores e poetas que em português escreveram, pelo que não seria desajustado que o nome de José Saramago se viesse juntar aos seus pares. Aliás, existe pelo menos um escritor, Manuel da Fonseca, que na Urbanização tem o seu nome atribuído a uma Praceta e, também, a uma Rua. Quero acreditar que o Manuel da Fonseca cederia com agrado ou a Praceta ou a Rua para homenagear o nosso primeiro (e até agora único português) Prémio Nobel da Literatura.

(Ligue o som)



1 comentário:

  1. Manuel da Fonseca não se importaria e seria uma grande honra, falo por mim claro.

    ResponderEliminar